O uso de sites para fazer marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais comum entre as empresas, pois permite atingir um público amplo e segmentado, além de ser uma forma eficaz de criar relacionamento e confiança com o cliente.
O que é o Marketing de Conteúdo?
O termo Marketing de Conteúdo foi criado nos Estados Unidos pelo Content Marketing Institute, que tem como objetivo principal divulgar este conceito mundo afora.
Basicamente é uma técnica que faz uso da criação, divulgação e distribuição de conteúdo de valor e relevante, devido a isso ele atrai e engaja a audiência para encaminhá-la a tomar uma decisão de conversão que gere um lucro.
O Marketing de Conteúdo funciona de forma mais efetiva que a propaganda direta para atrair pessoas, onde você envia as pessoas diretamente para a oferta.
Neste modelo de publicidade você precisa entender as necessidades e desejos do seu público-alvo e através do conteúdo irá conduzi-lo através do engajamento para compra.
Educando o Seu Cliente
Usar os velho e batidos métodos tais como dar descontos, parcelamentos ou simplesmente mostrar vantagens do produto te colocará no mesmo nível dos teus concorrentes, pois todos na visão do público, tem o mesmo produto ou serviço.
O uso de conteúdo funcionará com uma ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o seu cliente.
Você deve definir claramente o público que deseja trabalhar, criar pontos de conexão, entregar valor e acima de tudo educar.
O seu conteúdo deve ser extremamente relevante e mostrar que o seu produto ou serviço irá gerar uma transformação na vida do seu cliente.
O impacto gerado deve ser te tal forma que as pessoas cheguem conclusão que elas precisam muito o que você tem para oferecer.
Por que eu preciso do Marketing de Conteúdo?
Um texto informativo bem elaborado que gera uma conexão com o seu público tem grandes chances de se tornar atemporal.
Na prática isto quer dizer que alguém daqui a 1 ou 3 anos poderá chegar por meio de buscas no seu conteúdo, gostar do que está escrito e isso gerar algum negócio para a sua empresa.
Agora imagine se você tiver vários desses conteúdos criados no seu site, quantos negócios poderão ser gerados ao longo dos anos?
Fazendo ainda um exercício de imaginação, pense que o seu texto foi compartilhado algumas vezes depois da descoberta inicial o número de pessoas que acessarão o seu conteúdo será multiplicado.
Lembre-se que todo conteúdo feito com qualidade que é compartilhado gera autoridade e engajamento por tempo indeterminado.
Um dos fatos mais interessante deste processo é que ele funciona independentemente do tamanho do seu negócio que pode ser um pequeno escritório ou uma grande rede varejista.
Agora ficou claro que a resposta da pergunta deste tópico é sim, você precisa fazer uso do Marketing de Conteúdo.
Uso do Conteúdo Como Estratégia de Marketing
Você pode utilizar o conteúdo como estratégia de marketing de forma alternativa em vez da publicidade convencional.
Outras estratégias podem ser trabalhadas de forma paralela como a do Marketing de Permissão, que utiliza cinco níveis de relacionamento do cliente desde o momento em que ele conhece a empresa até o ponto em que ele confia deixando o seu cartão de crédito cadastrado para comprar de forma automatizada.
Uso do Site de Forma Estratégica
O marketing de conteúdo através de sites é uma forma de aumentar a visibilidade da marca na internet, melhorando o posicionamento dos resultados de busca e aumentando a autoridade da empresa como referência em seu segmento.
Contudo é importante que a empresa tenha uma estratégia clara de marketing de conteúdo e que invista em produção de conteúdo de qualidade, a fim de garantir o sucesso da estratégia.
Entretanto é fundamental monitorar o desempenho dos conteúdos publicados e realizar ajustes e melhorias continuamente.
Atualizar, revisar e ampliar os seus conteúdos periodicamente é muito bem-visto pelos algoritmos das ferramentas de busca.
Outra prática que deve ser considerada é a de publicações feitas de forma consistente em intervalo de tempo periódico que podem ser diárias, semanais ou mensais.
Conclusão
Fuja do lugar comum, hoje em dia não dá para fazer campanhas do tipo “Compre porque sou bom”.
O uso de sites para fazer marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz e fundamental para as empresas que buscam construir relacionamento, aumentar sua visibilidade e fidelizar clientes na internet.
Comece agora a mudar este jogo nós podemos criar um site totalmente focado em Marketing de Conteúdo.